motoactv coupon Nest Thermostat Discount Fitbit Coupon Bose Soundlink Coupon jawbone coupon Medialink wireless N router cheap roku 2 xs Bowflex Selecttech 552 discount p90x cheap bowflex selecttech 552 best price cleaning microfiber cleaning

Sylvio Pinto

OBRAS DO ARTISTA

 

Sylvio Pinto 10361

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

 

Sylvio Pinto (Rio de Janeiro RJ 1918 – idem 1997)

Pintor

 

Primeiros estudos de pintura com seu pai, Bernardo Pinto da Silva (vulgo Pinto das Tintas), e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Conheceu e se aproximou de José Pancetti, Armando Vianna, Manoel Santiago, Bustamante Sá, entre outros, cuja convivência foi fundamental para a sua formação. Obteve o prêmio de viagem à Europa no Salão Nacional de Belas Artes, em 1952. Participou da I Bienal de São Paulo, em 1951, e foi premiado em inúmeros salões e coletivas importantes a partir dos anos 50. Expôs individualmente no Brasil e no exterior. Em 1985, integrou a mostra 100 Obras Itaú, no Museu de Arte de São Paulo. Em 1993, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, inaugurou uma retrospectiva de sua obra.

CRONOLOGIA

1988 – Recebeu a medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pelas mãos da Vereadora Neuza Amaral, com aprovação unânime dos vereadores.
1989 – Recebeu a medalha de Honra ao Mérito na Assembléia do Rio de Janeiro pelas mãos do Deputado Cláudio Moacyr.
1991 – Em Portugal na cidade de Constância recebeu a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Portugal (sabe-se que só Sylvio Pinto e Roberto Burle Max receberam essa homenagem de artes plásticas) com a presença do 1º Ministro de Portugal Cavaco Silva e seu ministério.
1993 – Teve a honra de receber a medalha de Honra ao Mérito da Cultura de Brasília da Vice Governadora Márcia kubitschek.