motoactv coupon Nest Thermostat Discount Fitbit Coupon Bose Soundlink Coupon jawbone coupon Medialink wireless N router cheap roku 2 xs Bowflex Selecttech 552 discount p90x cheap bowflex selecttech 552 best price cleaning microfiber cleaning

Silvio Oppenheim

OBRAS DO ARTISTA

 

Silvio Oppenheim 8009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA

 

Silvio OppenheimSilvio Oppenheim (São Paulo SP 1941 Idem 2012)

Pintor, cenógrafo, arquiteto, desenhista e gravador

 

1941-1951- Nasce em São Paulo, filho de Annelise e Franz Oppenheim, imigrantes alemães judeus, que chegaram em São Paulo em 1934. Estuda na São Paulo Graded School, onde foi alfabetizado em inglês e iniciou os estudos musicais com professores particulares. Com os pais mora na Vila Mariana, em um ambiente cultural de origem européia.
1951-1959- Estuda no Colégio Dante Alighieri. Incentivado e orientado pela professora da disciplina de desenho Germana de Angelis, é encaminhado para o ateliê do pintor Vicente Mecozzi, no Bairro da Aclimação, onde aprende e usa as primeiras técnicas de desenho e pintura. Produz, durante os anos do colégio, obras precoces, inclusive um grande painel para o jardim da infância do colégio. É homenageado com bolsas de estudos, graças a prêmios conferidos aos alunos talentosos.
1959 – Muda-se com a família, para um apartamento no Jardim Paulista. Ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), na época situada na Rua Maranhão, em Higienópolis. O ambiente cultural da faculdade provoca substancial amadurecimento criativo e, incentivado por uma série de mestres e colegas, Flávio Motta, Renina Katz e Julio Katinsky, desenvolve novas técnicas de desenho e pintura.
1961 – Ano dedicado ao aprendizado de xilogravura, quando passa a freqüentar o ateliê do artista Savério Castellano. Freqüenta os cursos de desenho e gravura em metal da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), ministrados por artistas plásticos reconhecidos. Faz sua primeira exposição de desenhos no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e recebe elogios de Lourival Gomes Machado, então diretor da FAU-SP. Organiza, no ambiente da faculdade, um ateliê de pintura e, simultaneamente, realiza trabalhos gráficos, ilustrações e cenografias.
1963 – Viaja pela primeira vez para a Europa
1965 – Forma-se arquiteto
Início de estágio em escritório de arquitetura Croce-Aflalo e Gasperini. Logo em seguida é indicado para trabalhar com o arquiteto Jacob M. Ruchti, que o influencia muito e lhe propões novas diretrizes artísticas. Graças a seu apoio, são desenvolvidos trabalhos como painéis, pinturas e colagens, que complementam ambientes projetados para diversas instituições e residências.
1968 – 1969 – Obtém uma bolsa de estudos do governo alemão (DAAD) para a Technisce Universitat (TU), em Berlim Ocidental. São efetuados contatos com os arquitetos e artistas plásticos alemães, contribuindo para o amadurecimento profissional e artístico.
1970 – Retorna ao Brasil e inicia suas atividades profissionais. Abre escritório próprio de arquitetura e ateliê em São Paulo. Associa-se ao arquiteto e marchand César Luiz Pires de Mello, desenvolvendo trabalhos em conjunto. Participa das atividades da Galeria Cosme Velho e, com apoio de César Luiz, integra o acervo da galeria, participando de exposições.
1975-1979 – Assume como professor, na cadeira de arquitetura de interiores, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie.
1979 – Inicia seu trabalho como gravador, produzindo serigrafias e litografias.
1970-1988 – Expõe regularmente suas obras em diversas galerias, individualmente e em mostras coletivas, em São Paulo, outros estados do Brasil e no exterior.
Desenvolve trabalhos de arquitetura, com projetos de residências, escritórios e lojas.
Constrói residência própria no Guarujá /SP.
1988-2002 – Muda-se para rua Bastos Pereira, onde mantém seu novo escritório e ateliê, e produz intensamente como arquiteto e como artista plástico.
2004 – É editado e lançado um livro sobre sua arte pelo Banco Santos.

CRONOLOGIA

1962 – Instituto dos Arquitetos do Brasil, São Paulo
1964 – Galeria São Luiz, São Paulo 1965 – Galeria Mobilínea, São Paulo – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre VIII Bienal, São Paulo
1964 – PROPOSTA 65, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo 1967 – IX Bienal – São Paulo
1969 – Instituto dos Arquitetos do Brasil, São Paulo
1970 – Galeria Cosme Velho São Paulo
1971 – Panorama de Arte Atual Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo
1972 – Galeria Astréia, São Paulo
1973 – Panorama de Arte Atual Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo – Galeria da Eucatexpo – São Paulo – Instituto dos arquitetos do Brasil – Brasília
1974 – Galeria Oscar Seraphico, Brasília
1975 – Galeria Cosme Velho – São Paulo
1976 – Galeria Arte Aplicada, São Paulo; Panorama de Arte Atual Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo
1977 – Galeria Portal – São Paulo – Galeria Oscar Seraphico, Brasília
1978 – Galeria Oscar Seraphico, Brasília
1979 – Asa Gallery, Tennessee/EUA
1980 – Galeria Abreu, Nova York/EUA
1981 – Museu de Arte Contemporânea, Campinas – Galeria Paulo Figueiredo – São Paulo
1982 – Galeria Cristina Faria de Paula, São Paulo
1983 – Galeria Arte Aplicada, São Paulo
1984 – Galeria Mônica Filgueiras, São Paulo
1985 – Embaixada do Brasil, Tóqui/Japão – Galeria GB Arte, rio de janeiro – Galeria Documenta, São Paulo
1987 – Retrospectiva 10 anos, Galeria Intersul, São Paulo – estação metrô Sé/ São Paulo – Galeria Documenta, Curitiba
1988 – Retrospectiva de Arte Gráfica, Centro Cultural, São Paulo
1989 – Itaú Galeria, Vitória – Itaú Galeria, São Paulo – Itaú Galeria, Goiânia – Escritório de Arte Fraletti e Rubbo, São Paulo – Galeria Mônica Filgueiras, São Paulo
1990 – Galeria Croquis, Campinas – Galeria Art Impressions, Miami/EUA – estação Metrô Santa Cecília, São Paulo
1991 – Artista Arquitetos, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo
1992 – Loja Forma, São Paulo
1994 – Galeria Mônica Filgueiras, São Paulo
1998 – Shopping D&D, São Paulo
1999 – Mostra Rio Gravuras Hoje, Rio de Janeiro
2002 – Espaço Giroflex, São Paulo

 

Fonte: Itaú Cultural

Pintor, Cenógrafo, Arquiteto, Desenhista, Gravador