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Fulvio Pennacchi

OBRAS DO ARTISTA

 

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BIOGRAFIA

 

Fulvio PennacchiFulvio Pennacchi (1905 – 1992)

Pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, gravador, professor.

 

Em 1924, muda-se para Lucca e inicia sua formação artística freqüentando o Regio Istituto di Belle Arti (atual Istituto Superiore Artistico A. Passaglia), onde tem aulas com o pintor Pio Semeghini (1878 – 1964). Muda-se para São Paulo em 1929 e dedica-se à diferentes atividades até 1933, quando passa a auxiliar Galileo Emendabili (1898 – 1974) na execução de monumentos funerários. Em 1935, conhece Francisco Rebolo (1902 – 1980), passa a freqüentar seu ateliê e convive com os artistas do Grupo Santa Helena. No ano seguinte, indicado por Emendabili, trabalha como professor de desenho geométrico e artes no Colégio Dante Alighieri. Nessa mesma época integra a Família Artística Paulista – FAP e inicia a produção de painéis em afresco e óleo para residências, igrejas hotéis e outras edificações, destacando-se os afrescos de grandes dimensões para a Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, executados entre os anos de 1941 e 1948. A partir de 1952, pesquisa técnicas de policromia em cerâmica. Em 1965, inicia um período de recolhimento e mantém-se afastado das exposições e do circuito artístico. Em 1973, reabre seu ateliê e recebe diversas homenagens no Brasil e na Itália. Nesse mesmo ano conhece a ceramista Eunice Pessoa e com ela desenvolve um um grande número de peças, expostas em 1975. Sem nunca ter abandonado as atividades artísticas, volta a figurar em diversas mostras e continua a produzir painéis em afresco. Em 1980, Pietro Maria Bardi (1900 – 1999) publica um livro sobre sua obra. Nove anos depois, é lançado, pela editora Gema Design, o livro Ofício Pennacchi, organizado por Valério Antonio Pennacchi, responsável também pela publicação, em 2002, do livro Fulvio Pennacchi: Pintura Mural, editado pela Metalivros.

COMENTÁRIO CRÍTICO

Em 1928, Fulvio Pennacchi forma-se em pintura pelo Regio Istituto di Belle Arti (atual Istituto Superiore Artistico A. Passaglia), na Itália, onde estuda com Pio Semeghini (1878 – 1964). Em 1929, vem ao Brasil e fixa-se em São Paulo. Como aponta o historiador da arte Tadeu Chiarelli, sua paleta no Brasil assume tons terrosos, como em Crucificação, 1931, na qual a dramaticidade do tema é ressaltada pela composição verticalizada. De 1930 a 1932, realiza trabalhos de desenho publicitário com estética moderna, ligada à cultura visual italiana no período marcado pelo futurismo e pelo retorno à ordem. Em 1933, colabora com o escultor Galileo Emendabili (1898 – 1974).

Em 1935, ao participar do Salão Paulista de Belas Artes, trava amizade com Francisco Rebolo (1902 – 1980) e passa a freqüentar seu ateliê, no Palacete Santa Helena, na Praça da Sé. Posteriormente integra o Grupo Santa Helena. Realiza pinturas com temática religiosa, como Fuga para o Egito, 1935 ou Esmola de Santo Antonio, 1938. Retrata também o homem do campo em suas atividades de trabalho, como em Colheita da Uva, 1939, ou em momentos de descanso ou lazer. Com os artistas do Grupo Santa Helena, vai aos domingos para arredores de São Paulo, onde pinta paisagens. Em seus trabalhos, porém, a figura humana é sempre integrada à paisagem. Revela interesse pela obra de Paul Cézanne (1839 – 1906) e de pintores italianos do primeiro Renascimento, como Giotto (1266 ou 1267 – 1337) e Masaccio (1401 – 1428).

Ainda nos anos de 1930, leciona desenho no Colégio Dante Alighieri. Pennacchi realiza muitos afrescos para as casas de famílias italianas de São Paulo e cidades próximas e para edifícios públicos. Como não havia aprendido a pintura em afresco na Itália, após algumas experiências consegue desenvolvê-la de maneira própria, inaugurando em São Paulo a pintura mural nessa técnica. Em 1941, é convidado a executar o projeto da Igreja Nossa Senhora da Paz, para a qual faz uma série de afrescos. Em 1949, o artista inaugura a nova residência de sua família no Jardim Europa. Para a casa, além do projeto, pinta diversos painéis e cria móveis e utensílios domésticos.

O contato com Rossi Osir (1890 – 1959) e com Cândido Cerqueira Leite, proprietário de uma indústria de porcelanas, faz com que se interesse pela cerâmica. O aprendizado da técnica ocorre de maneira autodidata e, com a pesquisa de terras e argilas brasileiras, obtém diferentes efeitos tanto de textura como de cor. O artista realiza em cerâmica diversas versões da Santa Ceia e da Via-Crucis, figuras humanas – geralmente trabalhadores -, pássaros, entre outros temas.

Pennacchi, que conhece as vanguardas artísticas do começo do século XX, nunca se filia a nenhuma delas. Procura, em sua produção, o equilíbrio entre o clássico e a modernidade, expresso na suavidade e delicadeza de suas composições e na simplicidade dos temas e figuras apresentados.

Fonte: Itaú Cultural